O SINDICATO
Fundado em 1982, o SINDIBENTO surgiu da necessidade do segmento de transporte de ter maior representatividade junto aos demais setores econômicos de sua região. Nos anos 1980, a indústria moveleira de Bento Gonçalves expandiu suas atividades, passando a demandar transporte porta a porta para todo o Brasil. O SINDIBENTO expressou a busca dos transportadores da região por uma representação local, sendo que sua abrangência territorial resultou de um desmembramento do Setcergs, com sede em Porto Alegre, que, até então, era o sindicato com abrangência estadual.
Uma reunião da Associação Nacional de Transporte de Cargas (NTC), ocorrida em Curitiba, confirmou a cessão de base territorial para a fundação do SINDIBENTO. Em 18 de setembro de 1985, o presidente da entidade, Paulo Caleffi, recebeu a Carta Sindical das mãos de Almir Pazzianotto, Ministro dos Transportes. Com o passar dos anos, na gestão do presidente Atílio Bergamini Neto, o Setcergs solicitou que outras cidades da região passassem a fazer parte da base territorial do SINDIBENTO. Aprovada de forma unânime, a base territorial atual foi ratificada pelo presidente Clacir Rasador.

Negócio
Representante e capacitador do Setor de Transporte Rodoviário de Cargas.

Missão
Representar e valorizar o empreendedor do transporte, promovendo o desenvolvimento, liderando ações institucionais em parceria com a sociedade, buscando assim a valorização e a qualificação do setor de transporte rodoviário de cargas.

Visão
Ser reconhecida como uma entidade sindical que valoriza e fortalece o setor de transportes, comprometendo-se com o desenvolvimento de informações e a capacitação do gestor de transportes e seus associados, buscando a sustentabilidade e continuidade.